terça-feira, 28 de maio de 2013

Reuniões semanais do grupo de estudos

Reunião de 03/07/2013:


Embrião Humano e Corpo da Divina Presença

Caros leitores, o assunto desenvolvido na reunião de hoje, quarta-feira dia 03/07/2013, com início às 20:00hrs,  foi sobre o embrião humano desde a concepção até o nascimento, e também a finalização da pesquisa sobre os corpos sutis, sendo completada com o Corpo da Divina Presença.

O Embrião Humano desde a Concepção até o Nascimento




Examinado por meio da clarividência, o molde etérico pré-natal, que surge pouco depois da concepção, ou seja, o início da vida intra-uterina, assemelha-se a um corpo de bebê constituído de matéria etérica, com certa luminosidade própria, vibrando suavemente um ser vivo, a projeção etérica do arquétipo conforme é modificado pelo ‘Karma’; dentro do moldo etérico podemos ver um esboço de todo corpo em termos de fluxo de energia ou linhas de força. Cada qual tem seu comprimento próprio de onda.
Cada tipo de tecido futuro está representado, diferenciado de outros tipos; porque a energia da qual ele é um produto final, está ela própria em outra freqüência. Assim os ossos, músculos, tecidos vasculares, nervos, cérebro e outras substâncias, estão todos, então, representados no molde etérico por correntes de energia de freqüência específica.
A ação das vibrações emitidas sobre a matéria livre circundante talvez seja o fator que faz com que os átomos se juntem em diferentes combinações moleculares, para produzir os diversos tipos de tecidos. Essas moléculas são atraídas para as linhas de força e se “estabelecem” nos locais apropriados do corpo em crescimento, em virtude de vibrações solidárias ou ressonância mútua.
Assim, mais uma vez, todas as partes do corpo físico adaptam-se exatamente, tanto em forma como em substância, ao ego que irá “encarná-lo”. 

Corpo da Divina Presença



O Corpo da Divina Presença (‘Atma’) é o corpo luminoso superior, que encerra em si a própria Presença de Deus, como paradigma Divino que indica que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. E conseqüentemente devemos espelhar o próprio Criador. Este corpo está em direta associação com o Eterno e situa-se, como o cháckra ‘Sahasrara’ “grosseiro”, acima da cabeça, emanando sua luz ao corpo físico, o mais “grosseiro”; tal como o Sol emana sua energia do corpo físico, a despeito de sua alta densidade, o Templo da Divina Presença. Pode ser convocado misticamente, propiciando bênçãos, alívio ou mesmo curas, através do Corpo Crístico, com o qual o Corpo Superior da Divina Presença está irmanado.

(Grupo Fraternidade EMC)
Site Oficial: www.fraternidadeemc.com.br 

Reunião de 05/06/2013:

A Divisão da Cabala e Corpo Astral

Caros leitores, a reunião de hoje, quarta-feira 05/06/2013 iniciou às 20:00hrs e desenvolveu-se sobre a divisão da Cabala e o Corpo Astral, que é o terceiro corpo, dando continuidade no estudo sobre os corpos que complementam a Aura Humana.




Divisão da Cabala:

O ensinamento tradicional na Antiguidade era trino; isto é, ao mesmo tempo histórico, mortal e místico, de maneira que as Escrituras Sagradas contém um triplo sentido, à saber: o literal histórico (‘Pashut’), que corresponde ao corpo e ao átrio do templo; o moral (‘Derusch’), que se dirige à alma e pertence ao lugar santo do templo; e o místico (‘Sod’) que representa o Espírito e o Santíssimo. Começando por Esdras, é a interpretação. Dos textos sagrados tornou-se quádrupla porque entre o sentido literal e o moral, inclua-se o sentido alegórico ‘Remmes’. O sentido místico encontra-se na Cabala, que divide-se em teórica e prática.




Corpo Astral:


O corpo astral é o terceiro corpo ‘Linga Sharia’ ou ‘Kama Rupa’. Ainda menos denso que o corpo etérico. É composto de elementos do Plano Astral, sendo integrado ao corpo físico efetivamente só no início da puberdade, concomitantemente à eclosão do desejo sexual. E é a sede da vida sensitiva e apetitiva refletindo plasticamente paixões, impulsos, emoções e sentimentos. Com a morte do corpo físico destaca-se (descoincidencie-se) deste e basta a vagar pelo Plano Astral, mas desintegra-se gradativamente.



Na próxima semana será elaborada a pesquisa e divulgada sobre estudo da Anatomia Humana, os cháckras, as glândulas e o estado hormonal, que complementará a reunião de hoje.

* Agradecemos à Grande Fraternidade Branca pela matéria nos estudos.

(Grupo Fraternidade EMC)

Acompanhe diariamente o "Pensamento do Dia" no Facebook e no Blogger
E os estudos semanais do grupo publicados no site www.fraternidadeemc.com.br


Reunião de 28/05/2013:

Corpo Etérico

Caros leitores, na semana passada fora divulgado como tema, o estudo da Cabala e da Matéria, desenvolvido sobre o corpo físico. E conforme o prometido a todos através de uma reunião extra, convocada na terça-feira dia 28/05/2013, devido ao Feriado de Corpus Christi, foi concluído de que seja levado até o conhecimento o estudo do corpo etérico a pesquisa abaixo. Cabendo a responsabilidade da divulgação ao discípulo Elias. E na próxima semana acessarão a continuidade do ensinamento de outros corpos, sendo o Astral.
O Segundo Corpo é o Etérico (Prana ou Princípio Vital).
Bem menos denso que o corpo físico, é constituído de elementos do sub-plano etérico do plano físico. Sua função primordial é a de um distribuidor de energias vitais para todos os órgãos do sistema do corpo físico; atua assim como um sustentáculo do corpo físico, o qual sem o corpo etérico, seria uma mera carcaça inerente e inútil.  Adicionalmente, o corpo etérico retém impregnado em si, como uma espécie de arquivo ou registrador. O acúmulo de todos os eventos que ocorreram nas existências pretéritas do indivíduo humano. Todavia, com a morte do corpo físico, ele sobrevive destacado do mesmo por pouco tempo, comunicando-se, eventualmente, com certas pessoas em diversos lugares. Depois desintegra-se, já que não detém qualquer princípio estável, volitivo, inteligente ou espiritual. Naturalmente, é formado antes do corpo físico, o qual ele vitaliza. 
Na próxima reunião de quarta-feira divulgaremos o terceiro corpo – Astral; complementando com a Cabala.
* Agradecemos à Grande Fraternidade Branca pela matéria nos estudos.



Acompanhe diariamente o "Pensamento do Dia" no Facebook e no Blogger
E os estudos semanais do grupo publicados no site www.fraternidadeemc.com.br


Reunião Semanal de 12/06/2013:


Freqüência da Cabala e Anatomia

Caros leitores, a reunião de hoje, quarta-feira 12/06/2013 iniciou às 20:00hrs e desenvolveu-se sobre o Amor condicional e incondicional na freqüência da Cabala e Anatomia, e na continuidade dos estudos anteriores segue sobre o Corpo Mental.

Corpo Mental



O Corpo Mental (“Manas inferior”) é sutilíssimo, formado de elementos do plano à que corresponde. Este corpo é intermediário entre os inferiores e os superiores, como é o corpo onde se instala o centro volicional e intelectual. Suas funções não são pré determinados, como no caso dos corpos inferiores, mesmo porque, não é um corpo acabado, com formações definitivas, mas sim construído progressivamente durante a infância e a adolescência, completando-se somente em torno dos vinte e um anos. O corpo mental foi projetado para ser um recipiente da Idéia Divina na criatura humana e o sustentáculo e intermediador do corpo crístico santo com os corpos inferiores. 
É, ademais, formador do pensamento abstrato, estando associado no plano mental, ao sub-plano mental, abstrato e também ao plano intuicional, e formador do pensamento concreto, estando ligado no plano mental ao sub-plano do mental concreto.

O Estado Consciente com a Medicina Alopática e outras



Amigo pessoal de Blavatsky, o visconde Frederico de Figanière foi, sem dúvida, um dos mais credenciados ocultistas do século passado. É de sua obra Submundo, Mundo e Supramundo (volume 10 da Biblioteca Planeta) que resolvemos passar os olhos no seguinte trecho:
“Um estado de consciência não é espírito; é o que objetiva o princípio, sob qualquer fase que se contemple. A realidade da consciência equivale ao espírito e não se manifesta. A consciência nem por isso lhe pertence a essência de um princípio”.
Talvez o ponto mais crucial desta reflexão do visconde resida justamente na assertiva de que “a consciência condicionada não é espírito”. Hoje, mais do que nunca, a “sociedade xarope contemporânea” empenha-se em “bitolar” a consciência humana, com fins nada elogiáveis. Tal perigo abate-se sobremaneira em cima de toda a farmacopéia alopática à disposição nas farmácias e drogarias. Tenta-se fazer do consumidor alguém robotizado e pouco reflexivo, capaz de, frente às moléstias mais graves, dar um “pulinho no farmacêutico da esquina”, ingerir uns(as) e outros(as) e sair confiante na Medicina. Mas, quase sempre os efeitos colaterais são tão ou mais graves do que o remédio. ‘A emenda faz-se mil vezes pior do que o soneto’.
Prosseguindo, ao adormecimento da consciência soma-se o comodismo, filho direto deste estado de coisas. A ambos soma-se a descrença nos valores mais caros, tradicionais, hereditários e puros da comunidade, do todo social. Jogam-se fora milênios de experiência acumulada, útil, sobretudo hoje.
É claro que estamos falando do conhecimento da flora, aliás ponto de partida de toda a química e bioquímica modernas. Sabe-se que esta é uma tradição basicamente oral, que ser preserva e se aprimora oralmente. Pesquisadores pacientes, ouvindo o povo aqui e ali, percorrendo nossas matas e estudando nossos hábitos, catalogaram as milhares de espécies vegetais e suas múltiplas aplicações. Estamos em tempos de repopularização da farmacopéia homeopática. Mais crédito às ervas.
Não se deve, ao menor espirro ou a menor cólica renal ou hepática, correr à drogaria mais próxima e “entupir-se” de comprimidos ou soluções. Convém, antes, consultar o(a) velhinho(a) à respeito. Se os(as) anciões(as) não souberem (afinal são vítimas também da morte da tradição oral).
Aviso aos retirantes: “O pouco com Deus é muito; o muito sem deus é nada; eis o mistério da tabuada”. 

(Por Edenilton Lampião, adaptação na reunião dos discípulos do Grupo Fraternidade EMC).
Reunião de 19/06/2013:


Corpo Crístico e a Multidimensão

Caros leitores, o tema abordado na reunião de hoje, quarta-feira 19/06/2013 iniciada às 19:00hrs, foi sobre o Corpo Crístico Santo, na continuação dos estudos dos corpos sutis, e a Dimensão Multidimensional da Evolução da Consciência.

Corpo Crístico



O Corpo Crístico Santo (‘Manas Superior’) é um corpo semi-material. Corresponde ao plano Monádico e sua configuração tênue e variável, diferenciando dos corpos inferiores que costumam ser duplicata do corpo físico. Pode apresentar-se minúsculo na região do coração ou atingir o tamanho do corpo físico.

É a personificação da Presença Divina na Criatura Humana e, embora transcenda o nascimento e a morte do corpo físico (é imortal), é precisamente o ‘Senhor do Karma individual’, regulando-o ao longo das existências terrenas (o ‘Samsara’ ou ciclo dos nascimentos e mortes). Esotericamente é conhecido como Anjo Guardião e a despeito de sermos nós mesmos, podemos convocá-lo à manifestação por via mística ou mágica.

Outra função do Corpo Crístico é mediar as deliberações entre a vontade individual e a Divina Presença, que é, a grosso modo, o que buscamos quando dizemos que “vamos consultar nossa consciência”, diante de uma decisão difícil ou um impasse.

A Ciência hoje está reconhecendo o Astral, sendo que a mediunidade é um estado limitado para cada Ser, conforme sua evolução espiritual, que é o sentimento, no geral, relacionando-se com a ordem neuro vegetativa, que são os filamentos, simpático e parassimpático, lado a lado da espinha dorsal, com o raquidiano da base central, cercados pelo eletro magnético do eixo da Terra, e são auxiliadores dos outros corpos: físico, etérico, astral e outros. 

Dimensão Multidimensional da Evolução da Consciência



O mundo no qual estamos familiarizados é um esboço que criamos com base nas limitadas informações sensoriais de que dispomos. Como visto no texto anterior, observando-se a matéria no nível subatômico ou quântico, pode-se perceber que o universo físico é constituído de padrões ordenados de luz congelada. O mundo que percebemos com os nossos cinco sentidos e a verdadeira natureza da realidade são, de fato, duas coisas diferentes.

As limitações dos nossos sentidos físicos e dos mecanismos de consciência restringem a nossa percepção, apenas ao “mundo das aparências”. O que vemos na superfície nem sempre reflete o verdadeiro comportamento da matéria, no nível invisível dos processos e interações.

Na literatura esotérica, é grande o número de autores que vêem o plano físico como uma série de ilusões baseadas nos nossos limitados mecanismos físicos de percepção. A verdadeira natureza da realidade está fora do alcance dos nossos canais sensoriais comuns, os quais reúnem informações a respeito de nós mesmos e do mundo que nos rodeia.

(Grupo Fraternidade EMC)
 

Site Oficial: www.fraternidadeemc.com.br 



Reunião Semanal de 26/06/2013:


Anjo da Guarda e Corpo Causal

A reunião de hoje, quarta-feira 26/06/2013, foi iniciada às 20:00hrs com oração tradicional de abertura, e o tema principal da escolha dos discípulos foi em torno do conhecimento sobre o Anjo da Guarda, e também foi dado a continuidade dos estudos dos corpos sutis, sendo abordado nesta o Corpo Causal.

Anjo da Guarda


Cada pessoa, desde o seu nascimento, tem seu anjo de guarda que o acompanha por toda a sua vida, protegendo e amparando em todas as circunstâncias. Incondicionalmente os anjos encontram-se dispostos a participar tão estreitamente quanto possível, de todos os departamentos da vida humana e de todas as suas atividades.



Os membros da raça humana que abriram de par em par seus corações e mentes às hóstias angélicas terão uma resposta imediata e uma convicção cada dia maior de sua realidade. Os anjos não impõem condições ou restrições, nem limites às atividades da sua angelical cooperação com a raça humana. 

É um conjunto, contudo requerem dos que desejam invocar sua presença a concentração de todas as suas faculdades no desenvolvimento das qualidades de pureza, simplicidade, retidão e impessoalidade; bem como na aquisição do conhecimento da ‘Grande Presença EU SOU’, pelo qual os componentes espiritual, intelectual e material, tanto do homem como do Universo, mantém a ordenada marcha do progresso evolutivo. 

Agradecemos à Grande Fraternidade Branca por fornecer esta matéria. 

Corpo Causal



O Corpo Causal (‘Buddhi’) originalmente descende, sendo intenso; e corresponde a uma das sete esferas de luz em que permanece mais tempo em seu preparo para iniciar o ciclo reencarnatório (‘Samsara’) na Terra, bem como sua faixa de luz mais larga representará o raio de atuação do indivíduo. 




O corpo causal, também, diferentemente dos corpos inferiores, não tem estrutura definitiva, sendo plasmável e passível de ampliação, sobrevive as mortes físicas não sendo contudo imperecível, pois sua duração está na dependência exata do ciclo reencarnatório, ou seja, ele existirá enquanto o indivíduo estiver preso à ‘roda dos nascimentos e mortes’ (o ‘Samsara’).

(Grupo Fraternidade EMC)

Site Oficial: www.fraternidadeemc.com.br 

____________________________________
Acompanhe mais temas no site oficial:
www.fraternidadeemc.com.br
____________________________________


______________________________________________________
Fraternidade EMC. A Volta do Profeta! Elias, Moisés e Cristo.       
Grupo de Estudos da Cabala, Espiritualidade, Esoterismo, Educação Social.
* Site Oficial: www.fraternidadeemc.com.br  >Atualizações semanais das reuniões.
* Facebook: Fraternidade EMC   >Acompanhe diariamente o “Pensamento do Dia”.
* Twitter:  Fraternidade EMC  
* Blogger Livros e Informações Técnicas: autoresparanaenses.blogspot.com.br

Acompanhe diariamente o "Pensamento do Dia" no Facebook e Blogger.
E os estudos das reuniões com novos temas atualizados semanalmente em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homenagem

Homenagem
Seja iluminada a Renovação em todos os corações, com Amor, Luz, Paz Profunda

A Oração é o meio mais eficaz para sentirmos Deus!

A Oração é o meio mais eficaz para sentirmos Deus!